CAPÍTULO IV
DIFERENTES MODOS DE COMUNICAÇÃO
Por
diversos modos podem os Espíritos comunicar-se conosco. Definimo-los no
Vocabulário. Daremos agora sobre cada um deles o desenvolvimento
necessário à prática.
SEMATOLOGIA E TIPTOLOGIA
Primitivamente
foi usada a mesa como meio de correspondência, unicamente por ser um
objeto cômodo, pela facilidade, que se tem de sentar-se em sua volta e
por ser o primeiro sobre o qual se produziram os movimentos que deram
lugar à expressão burlesca de dança das mesas. Importa, porém, saber que
uma mesa não tem maior influência no caso do que qualquer outro objeto
ou móvel. Tomaremos o fenômeno em seu aspecto mais simples.
Se
uma pessoa colocar as pontas dos dedos sobre a borda de um objeto
circular, móvel, como, por exemplo, uma taça, um prato, um chapéu, um
copo, etc.; e se, nessa situação, concentrar a vontade sobre o objeto a
fim de fazê-lo mover-se, poderá acontecer que o mesmo objeto se agite
num movimento de rotação, lento a princípio, depois cada vez mais
rápido, a ponto de ser difícil acompanhá-lo. O objeto girará para a
direita, ou para a esquerda, conforme a direção indicada pela pessoa,
verbal ou mentalmente. Desde que se estabeleça a comunicação fluídica
entre a pessoa e o objeto, pode este produzir o movimento sem contacto,
por simples ação mental. Dissemos que isto pode acontecer, porque
realmente não há certeza absoluta de sucesso. Certas pessoas são
dotadas, a esse respeito, de uma força tal que o movimento se produz ao
cabo de alguns segundos. Outras só o conseguem depois de cinco ou dez
minutos. Enfim, outras absolutamente não o conseguem. Sem a
experimentação não há diagnóstico possível para reconhecer a aptidão
para produzir tal fenômeno. Nisso não entra a força física: pessoas
frágeis e delicadas muitas vezes conseguem mais que homens vigorosos. É
um ensaio que cada um pode fazer sem o menor perigo, posto que, às
vezes; produza uma grande fadiga muscular e uma espécie de agitação
febril.
Se a pessoa for dotada de uma força suficiente, ela só
poderá fazer mover-se uma mesinha; às vezes, até, atuar sobre uma mesa
pesada e maciça. Para isto, porém, é necessária uma força excepcional.
Para
operar com mais segurança sobre uma mesa de certo peso, sentam-se
diversas pessoas em seu redor; o número é indiferente; também não há
necessidade de alternar os sexos, nem de estabelecer contado entre os
dedos dos assistentes: basta pôr as pontas dos dedos estirados sobre a
borda da mesa, como sobre o teclado do piano. Tudo isto é indiferente.
Por outro lado, há condições essenciais mais difíceis de preencher: a
concentração do pensamento de todos,
visando obter um movimento num sentido ou em outro; um recolhimento e
um silêncio absolutos e, sobretudo, uma grande paciência. O movimento Se
opera por vezes em cinco ou dez minutos; mas por vezes é preciso
resignar-se a uma espera de meia hora e até mais. Se depois de uma hora
nada foi obtido, é inútil continuar.
Devemos acrescentar que certas pessoas são antipáticas18
a esse fenômeno e sua influência negativa pode exercer-se pelo fato de
sua simples presença; outras são completamente neutras. Em geral quanto
menos espectadores melhor, seja porque haverá menos chance de entre eles
haver antipáticos, seja porque o silêncio e o recolhimento se tornam
mais fáceis.
O fenômeno é sempre provocado por efeito da aptidão
especial de algumas pessoas cuja força se acha multiplicada pelo
número. Quando a força é bastante grande, a mesa não se limita a girar:
agita-se, levanta-se, ergue-se num pé, balança-se como um navio e acaba
erguendo-se do solo sem qualquer ponto de apoio.
Uma coisa
admirável é que, seja qual for a inclinação da mesa, os objetos que se
acham sobre ela se mantêm e nem mesmo a lâmpada sofre qualquer risco.
Fato não menos singular é que, estando inclinada se apoiando sobre um pé
só, pode oferecer uma resistência tal que o peso de uma pessoa não
consiga baixá-la.
Quando se chega a produzir um movimento
enérgico, o contado das mãos se torna desnecessário: as pessoas podem
então afastar-se da mesa e ela se dirige para a direita, para a
esquerda, para a frente, para trás, para esta ou aquela pessoa
designada, eleva-se sobre um pé ou sobre outro, conforme a ordem que lhe
é dada.
O mais
simples de todos os meios é, como no homem privado da palavra ou da
escrita, a linguagem dos sinais. Um Espírito pode comunicar seu
pensamento pelo movimento de um objeto qualquer. Conhecemos alguém que
se entretinha com seu Espírito familiar, aliás uma criatura a quem muito
estimava, por meio do primeiro objeto que aparecesse: uma régua, uma
faca para papel, encontrados à mesa de trabalho. Ele punha os dedos
sobre o objeto e, depois de ter evocado esse Espírito, a régua se movia
para a direita e para a esquerda, para dizer sim ou não,
conforme convencionado, indicava números, etc. O mesmo resultado é
obtido com uma mesa ou uma tropeça. Colocados os dedos em seu bordo,
quer só, quer acompanhado, chamando-se um Espírito, se ele se apresentar
e julgar conveniente revelar-se, a mesa se ergue, se abaixa, se agita, e
por movimentos para a direita e para a esquerda, ou movimentos
basculantes, responde afirmativa ou negativamente. Pela trepidação
exprime alegria, impaciência e até cólera; por vezes cai violentamente
ou se precipita sobre um dos assistentes, como se tivesse sido empurrada
por mãos invisíveis; e nesse movimento pode reconhecer-se a expressão
de um sentimento de afeição ou de antipatia. Um dos nossos amigos estava
uma noite em seu salão, ocupado com manifestações desse gênero; recebeu
uma carta; enquanto a lia, a tropeça avançou para ele, aproximando-se
da carta, espontaneamente, sem que ninguém a influenciasse. Terminada a
leitura ele foi colocar a carta sobre uma mesa do outro lado do salão; a tropeça o seguiu e foi precipitar-se sobre a carta. Concluiu ele, daí,
que se achava presente um Espírito recém-chegado, simpático ao autor da
carta e que queria comunicar-se com ele. Tendo-o interrogado por meio da tropeça, as previsões se confirmaram. Eis o que chamamos sematologia, ou linguagem dos sinais.
A tiplologia, ou linguagem dos golpes vibrados oferece mais precisão. É obtida por dois modos diversos.
O primeiro, que chamamos tiptologia pelo movimento, consiste nos golpes dados pela própria mesa, com um de seus pés. Tais golpes podem responder sim ou não,
conforme o seu número convencionado para exprimir uma ou outra
resposta. Estas são, como bem se compreende, muito incompletas, sujeitas
a enganos e pouco convincentes para os novatos, porque sempre podem ser
atribuídas ao acaso.
A tiptologia íntima
é produzida de modo inteiramente diverso. Já não é a mesa que bate: ela
fica imóvel, mas os golpes ressoam na própria substância da madeira, da
pedra ou de qualquer outro corpo e por vezes com bastante força para
serem ouvidos na sala vizinha. Se se aplicar o ouvido ou a mão sobre uma
parte qualquer da mesa, percebe-se a sua vibração dos pés ao tampo.
Esse fenômeno é obtido tornando-se a mesma atitude, com a diferença que o
movimento puro e simples pode ocorrer sem evocação, ao passo que,
quanto a estes golpes, quase sempre é preciso apelar a um Espírito.
Nesses
golpes se reconhece a intervenção de uma inteligência, por isso que
eles obedecem ao pensamento. Assim, conforme o desejo expresso
verbalmente ou mesmo mentalmente, eles mudam de lugar, fazem-se ouvir
junto a uma determinada pessoa, fazem a volta da mesa, soam mais forte
ou mais fracamente, imitam o eco, o ruído da serra, do martelo, do
tambor, a descarga de fuzilaria, marcam o compasso de uma determinada
música, indicam a hora, o número das pessoas presentes, etc., ou, ainda,
deixam a mesa e vão-se fazer ouvir na parede, na porta, num ponto
convencionado; enfim, respondem sim ou não
às perguntas que lhes são dirigidas. Tais experiências são antes um
objeto de curiosidade, pois não comportam comunicações sérias. Os
Espíritos que se manifestam assim, em geral pertencem a uma ordem
inferior. Os Espíritos sérios não se prestam a essa exibição de força
como, entre nós, os homens respeitáveis não se prestam às palhaçadas dos
saltimbancos. Quando interrogados a respeito, assim respondem:
“Porventura entre vós são os homens superiores que fazem os ursos
dançar?”
Oferece-nos a tiptologia alfabética
um meio de correspondência mais fácil e mais completo. Consiste na
designação das letras do alfabeto por um número de golpes correspondente
à ordem numérica de cada letra, e desta maneira, formam-se palavras e
frases. Contudo o processo, por sua lentidão, tem o grande inconveniente
de não se prestar a desenvolvimentos de certa extensão. Assim, é ele
abreviado numa porção de casos. Muitas vezes basta conhecer as primeiras
letras de uma palavra para adivinhá-la e, então, não se deixa acabá-la.
Na dúvida, pergunta-se se é a palavra que se supõe e o Espírito
responderá sim ou não, pelos sinais convencionais.
A
tiptologia alfabética pode obter-se pelos dois modos que acabamos de
indicar: os golpes vibrados pela mesa e os que se fazem ouvir na
substância de um corpo sólido. Para as comunicações um pouco sérias
preferimos o primeiro processo por duas razões: uma é que, de certo
modo, ele é mais manejável e há um maior número de pessoas com essa
aptidão; o outro diz com a natureza dos Espíritos. Na tiptologia íntima
os Espíritos que se manifestam são, em geral, os chamados Espíritos
batedores: levianos, por vezes muito divertidos, mas sempre ignorantes.
Podem ser agentes de Espíritos sérios, conforme as circunstâncias, mas
em geral agem espontaneamente e por conta própria. Ao passo que a
experiência prova que Os Espíritos das outras ordens se comunicam melhor
pelo movimento.
Em todo caso, a tiptologia alfabética é um modo
de comunicação de que os Espíritos superiores se servem a contragosto e
apenas em falta de um melhor. Eles preferem os que se prestam à rapidez
do pensamento, e devido a essa lentidão, que os impacienta, abreviam suas respostas. Eles já acham a nossa linguagem muito lenta e, com mais forte razão, quando o processo lhe agrava a lentidão.
PSICOGRAFIA
Como
todas as outras ciências, a ciência espírita progrediu e mais
rapidamente que aquelas: apenas alguns anos nos separam desses meios
primitivos e incompletos que eram trivialmente chamados as mesas
falantes; já hoje é possível comunicarmo-nos com os Espíritos tão
facilmente e tão rapidamente quanto entre os homens, e pelos mesmos
meios: a escrita e a palavra. Sobretudo a escrita tem a vantagem de
acusar mais materialmente a intervenção de uma força oculta e de deixar
traços que podemos conservar, como fazemos com a nossa própria
correspondência. O primeiro meio empregado foi o das pranchetas e das
cestas, munidas de um lápis, meios indicados pelos próprios Espíritos.
Eis a Sua disposição.
No
começo deste capítulo dissemos que uma pessoa dotada de uma aptidão
especial pode imprimir um movimento de rotação a um objeto qualquer.
Tomemos, por exemplo, uma pequena cesta de quinze a vinte centímetros de
diâmetro (não importando que seja de madeira ou de vime, pois a
substância é indiferente). Se então fizermos passar um lápis pelo seu
fundo, fixando-o bem, com a ponta para fora e para baixo, e se
mantivermos o conjunto equilibrado sobre a ponta do lápis, colocada
sobre uma folha de papel, pondo os dedos sobre a cesta, esta tomará
movimento. Mas, em vez de girar como um pião, passeará o lápis em vários
sentidos sobre o papel, de maneira a formar traços sem significação ou
letras. Se um Espírito for evocado e quiser comunicar-se, responderá, já
não pelo sim ou pelo não, mas por palavras e frases completas.
Em
tal dispositivo, ao chegar ao fim da linha, o lápis não voltará sobre
si mesmo para escrever nova linha: continuará circularmente, de modo que
a linha escrita formará uma espiral, o que exige que se faça girar a
folha de papel, a fim de ler o que está escrito.
Nem sempre é
legível a escrita assim obtida, pois as palavras não ficam separadas;
mas o médium, por uma espécie de intuição, as decifra facilmente. Por
uma questão de economia, pode substituir-se o papel e o lápis pela
ardósia e lápis adequado. Designaremos esta cesta pelo nome de cesta-pitorra.
Vários outros dispositivos foram imaginados, visando atingir o mesmo objetivo. A mais cômoda é a que chamaremos cesta de bico
e que consiste em adaptar a uma cesta uma haste de madeira inclinada,
com uma saliência de dez a quinze centímetros de um lado, na posição do
mastro de proa (gurupé). Por um furo feito na ponta da haste ou bico
faz-se passar um lápis suficientemente grande para que a sua ponta
repouse sobre o papel. Pondo o médium os dedos sobre a cesta, todo o
aparelho se agita e o lápis escreve como no caso anterior, com a
diferença que a escrita é em geral mais legível, as palavras separadas e
as linhas não são mais em espiral - seguem como na escrita comum e o
lápis passa por si mesmo de uma a outra linha. Assim se obtêm
dissertações de várias páginas, tão rapidamente quanto se fossem
escritas à mão.
A inteligência que age muitas vezes se manifesta
por outros sinais inequívocos. Chegando ao fim da página
espontaneamente o lápis faz um movimento para voltá-la; se quer
referir-se a uma passagem anterior, na mesma página ou em precedente,
ela a procura com a ponta do lápis, como faríamos com os olhos, depois a
sublinha. Se o Espírito quer dirigir-se a um dos presentes, para ele se
volta a ponta da haste. Em resumo, ele exprime muitas vezes o sim e o não
por sinais de afirmação ou de negação que fazemos com a cabeça. De
todos os processos empregados este é o que dá a mais variada escrita,
conforme ao Espírito que se manifesta e, muitas vezes, uma escrita
semelhante à que tinha em vida, caso tenha deixado a Terra há pouco
tempo.
Em vez da cesta algumas pessoas se servem de uma espécie
de pequena mesa feita especialmente, de doze a quinze centímetros de
comprimento por cinco a seis de altura, com três pés, dos quais um
munido de lápis. Outras se servem apenas de uma prancheta sem pés. Num
de seus bordos há um furo para colocar o lápis. Posta para escrever, ela
se acha inclinada e se apoia sobre o papel por um de seus lados. Aliás
compreende-se que todas as disposições nada têm de absoluto: a mais
cômoda é a melhor.
Com todos esses aparelhos quase sempre são
necessárias duas pessoas. Mas não é preciso que a segunda seja dotada de
mediunidade, pois que seu papel apenas é o de manter o equilíbrio e
diminuir a fadiga do médium.
Chamamos psicografia indireta a
escrita assim obtida, em oposição à psicografia direta ou escrita obtida
pela própria mão do médium. Para compreender esse último processo é
necessário dar-se conta do que se passa nessa operação. O Espírito
estranho que se manifesta age sobre o médium; este, sob a sua
influência, dirige maquinalmente
o braço e a mão para escrever, sem que, pelo menos no caso mais comum,
tenha a menor consciência do que escreve. A mão age sobre a cesta e esta
sobre o lápis. Assim, não é a cesta que se torna inteligente:
é um instrumento dirigido por uma inteligência; na realidade, não passa
de um porta-lápis, de um apêndice da mão, um intermediário inerte entre
a mão e o lápis. Suprima-se esse intermediário e coloque-se o lápis na
mão e ter-se-á o mesmo resultado, com um mecanismo muito mais simples,
pois que o médium escreve como o faria em condições normais. Assim, toda
pessoa que escreve por meio da cesta, da prancheta ou de outro objeto,
pode escrever diretamente. De todos os meios de comunicação é
indubitavelmente o mais simples, o mais fácil e o mais cômodo, porque
não exige qualquer preparação e, como a escrita comum, se presta aos
mais extensos desenvolvimentos. Voltaremos ao assunto quando falarmos
dos médiuns.
A pneumatografia é a escrita direta dos Espíritos.
Quando esse fenômeno apareceu pela primeira vez - ao menos em nosso
tempo, pois nada prova que não tenha sido conhecido na Idade Média, bem
como todos os outros gêneros de manifestações - levantou dúvidas muito
naturais. Hoje, porém, é um fato inconteste. Alguém muito digno de fé
afirmou-nos que um cônego amigo de seus pais, de parceria com o Abade
Faria, obtinha esse gênero de escrita em Paris, desde o ano de 1804. O
Barão de Guldenstubbe acaba de publicar a respeito uma obra muito
interessante, acompanhada de numerosos autógrafos dessa escrita. De
certo modo foi ele quem a pôs em evidência e muitas outras pessoas,
depois dele, têm obtido os mesmos resultados. A princípio foi colocada
uma folha de papel e um lápis sobre um túmulo, sob a estátua ou o
retrato de uma pessoa qualquer; no dia seguinte, por vezes apenas
algumas horas depois, sobre o papel aparecia um nome, uma sentença,
quando não alguns sinais ininteligíveis.. É evidente que nem o túmulo,
nem a estátua ou o retrato tinham diretamente qualquer influência por si
mesmos: era simplesmente um meio de evocação pelo pensamento. Agora
contentamo-nos com deixar o papel, com ou sem lápis, numa gaveta ou numa
caixa, que podem ser fechadas a chave, tomando todas as precauções
necessárias a fim de evitar toda fraude e obteremos o mesmo resultado
evocando o Espírito.
Inquestionavelmente este fenômeno é um dos
mais extraordinários que apresentam as manifestações espíritas e um dos
que atestam de maneira peremptória a intervenção de uma inteligência
oculta; mas não poderia substituir a psicografia, pelo menos até agora,
para os desenvolvimentos que certos assuntos comportam. Assim também se
obtém a expressão de um pensamento espontâneo, mas parece que se presta
mais dificilmente a entretenimento e a uma rápida troca de ideias que
comporta outro meio. Aliás este modo é de obtenção mais rara, ao passo
que os médiuns escreventes são muito numerosos.
A princípio
parece difícil darmos conta de um fato tão anormal. Não cabe no nosso
plano desenvolvê-lo aqui, porque seria preciso remontar às fontes de
outros fenômenos dos quais é consequência. A explicação completa será
encontrada na REVISTA ESPÍRITA e ver-se-á que, por uma dedução lógica, a
ele se chega como a um resultado muito natural.
Enfim os
Espíritos nos transmitem seu pensamento pela voz de certos médiuns
dotados para tanto de uma faculdade especial, que denominamos psicofonia.
Esse meio tem todas as vantagens de psicografia pela rapidez e extensão
dos desenvolvimentos. Ele agrada muito aos Espíritos superiores, mas
talvez tenha, para as pessoas que duvidam, o inconveniente de não acusar
de modo muito evidente a intervenção de uma inteligência estranha.
Convém, sobretudo, aos que, já suficientemente edificados sobre a
realidade dos fatos, dele se servem para a complementação de seus
estudos e não necessitam aumentar a sua convicção.
Acabamos de
esboçar os diversos meios de comunicação direta com os espíritos.
Designamo-los por nomes característicos, que lhes abarcam todas as
variedades e, até, todas as nuanças, assim permitindo que melhor se os
entendam do que por perífrases, que nada têm de fixo nem de metódico. No
princípio das manifestações, quando a respeito as ideias eram menos
precisas, foram publicados vários escritos com estas denominações:
Comunicações de uma cesta, por uma prancheta, pelas mesas falantes, etc.
Hoje compreende-se tudo quanto essas expressões encerram de
insuficiente e de errôneo, abstração feita de seu caráter pouco sério.
Com efeito, como acabamos de ver, as mesas, pranchetas e cestas não
passam de instrumentos inertes, que nada podem comunicar por si mesmos.
Nisso tomam o efeito pela causa, o instrumento pelo principio. Seria o
mesmo para um autor declarar no titulo de uma obra que a tinha escrito
com uma pena metálica ou com uma pena de pato. Esses instrumentos aliás
não são absolutos: conhecemos alguém que, em vez da cesta-pitorra,
já descrita, servia-se de um funil, por cujo bico passava um lápis.
Assim, poder-se-iam ter tido comunicações de um funil, tanto quanto de
uma caçarola ou uma saladeira. Se elas se dão por meio de golpes, e se
estes são dados por uma cadeira ou por uma bengala, já não é mais uma
mesa falante, mas uma cadeira ou uma bengala falante. O que importa
conhecer não é a natureza do instrumento, mas o modo de obtenção. Se a
comunicação se dá pela escrita, seja qual for o porta-lápis, é para nós
psicografia. Se por batidas, é tiptologia. Tomando as proporções de uma
ciência, o Espiritismo necessita de uma linguagem científica.