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O Céu e o Inferno ou a justiça divina segundo o Espiritismo > Primeira parte — Doutrina > Capítulo X — Intervenção dos demônios nas manifestações modernas > 2
2.
As doutrinas sobre o demônio, que prevaleceram por tanto tempo,
haviam exagerado tanto o seu poder, que tinham, por assim dizer, feito
esquecer Deus; é por isso que lhe concediam o mérito de tudo o que
parecia ultrapassar o poder humano; em toda a parte aparecia a mão de
Satã; as melhores coisas, as descobertas mais úteis, todas aquelas que
podiam tirar o homem da ignorância e alargar o círculo de suas ideias,
foram muitas vezes olhadas como obras diabólicas. Os fenômenos
espíritas, multiplicados em nossos dias, mais bem observados sobretudo
com a ajuda das luzes da razão e dos dados da ciência, confirmaram, é
verdade, a intervenção de inteligências ocultas, mas agindo sempre
dentro dos limites das leis da natureza, e revelando, por sua ação, uma
nova força e leis desconhecidas até este dia. A questão se reduz,
portanto, a saber de que ordem são essas inteligências.
Enquanto não se teve sobre o mundo espiritual senão noções incertas ou sistemáticas, pôde haver equívoco; mas hoje que observações rigorosas e estudos experimentais esclareceram a natureza dos Espíritos, sua origem e seu destino, seu papel no universo e seu modo de ação, a questão está resolvida pelos fatos. Sabe-se agora que são almas daqueles que viveram na Terra. Sabe-se também que as diversas categorias de Espíritos bons e maus não constituem seres de diferentes espécies, mas assinalam apenas graus diversos de avanço. Segundo a posição que ocupam, em razão de seu desenvolvimento intelectual e moral, aqueles que se manifestam apresentam-se sob aspectos muito opostos, o que não os impede de terem saído da grande família humana, tanto quanto o selvagem, o bárbaro e o homem civilizado.
Enquanto não se teve sobre o mundo espiritual senão noções incertas ou sistemáticas, pôde haver equívoco; mas hoje que observações rigorosas e estudos experimentais esclareceram a natureza dos Espíritos, sua origem e seu destino, seu papel no universo e seu modo de ação, a questão está resolvida pelos fatos. Sabe-se agora que são almas daqueles que viveram na Terra. Sabe-se também que as diversas categorias de Espíritos bons e maus não constituem seres de diferentes espécies, mas assinalam apenas graus diversos de avanço. Segundo a posição que ocupam, em razão de seu desenvolvimento intelectual e moral, aqueles que se manifestam apresentam-se sob aspectos muito opostos, o que não os impede de terem saído da grande família humana, tanto quanto o selvagem, o bárbaro e o homem civilizado.