Você está em:
A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo > As predições > Capítulo XVI — Teoria da presciência > 9
9. Devemos, além disso, ponderar que essa percepção não
se limita ao que diz respeito à extensão; que ela abrange a
penetração de todas as coisas. É, repetimo-lo, uma faculdade
inerente e proporcionada ao estado de desmaterialização.
A encarnação amortece-a, sem, contudo, a anular
completamente, porque a alma não fica encerrada no corpo
como numa caixa. O encarnado a possui, embora sempre
em grau menor do que quando se acha completamente desprendido;
é o que confere a certos homens um poder de
penetração que a outros falece inteiramente; maior agudeza
de visão moral; compreensão mais fácil das coisas
extramateriais.
O Espírito encarnado não somente percebe, como também se lembra do que viu no estado de Espírito livre e essa lembrança é como um quadro que se lhe desenha na mente. Na encarnação, ele vê, mas vagamente, como através de um véu; no estado de liberdade, vê e concebe claramente. O princípio da visão não lhe é exterior, está nele; essa a razão por que não precisa da luz exterior. Por efeito do desenvolvimento moral, alarga-se o círculo das ideias e da concepção; por efeito da desmaterialização gradual do perispírito, este se purifica dos elementos grosseiros que lhe alteravam a delicadeza das percepções, o que torna fácil compreender-se que a ampliação de todas as faculdades acompanha o progresso do Espírito.
O Espírito encarnado não somente percebe, como também se lembra do que viu no estado de Espírito livre e essa lembrança é como um quadro que se lhe desenha na mente. Na encarnação, ele vê, mas vagamente, como através de um véu; no estado de liberdade, vê e concebe claramente. O princípio da visão não lhe é exterior, está nele; essa a razão por que não precisa da luz exterior. Por efeito do desenvolvimento moral, alarga-se o círculo das ideias e da concepção; por efeito da desmaterialização gradual do perispírito, este se purifica dos elementos grosseiros que lhe alteravam a delicadeza das percepções, o que torna fácil compreender-se que a ampliação de todas as faculdades acompanha o progresso do Espírito.